terça-feira, 30 de julho de 2013

Por Pr. Alessandro Rodrigues
Hoje quero comentar sobre música, um assunto muito importante e que diz respeito não só aos que são músicos cristãos, mas também aos pastores e líderes. Sou músico e durante minha jornada no evangelho tenho visto muitos músicos serem roubados em seus ministérios por falta de ensino sobre o assunto nas igrejas e também por rebeldia ao que a Bíblia diz a respeito.
Se você é músico, ou tem alguma ligação direta ou indireta com esse ministério, preste atenção, pois Deus tem grandes bênçãos pra você. Abra seus ouvidos espirituais para ouvir o que Deus tem a lhe dizer. Gostaria de destacar que nesse artigo não vou comentar sobre estilo musical, talvez eu escreva um outro texto sobre isso. Agora quero falar sobre consagração e inspiração.
A música tem grande poder de tocar a alma das pessoas e influenciá-las. Através (independente de gênero musical) da música é possível mudar o estado de espírito das pessoas, para o bem ou para o mal, e disso ninguém discorda.
A Bíblia tem um belo exemplo sobre o poder de influencia e libertação por meio da música. Em 1 Samuel 16:14-23 a Bíblia relata que Davi tocava sua harpa e o rei Saul era liberto de demônios. O povo de Israel tocavam instrumentos musicais em louvor a Deus quando ofereciam sacrifícios – 2 Crônicas 29.
Um erro que vejo a maioria esmagadora dos músicos cristãos cometerem é sobre fonte de inspiração. Eu já conheci diversos músicos no mundo que para receber inspiração para compor letras e fazer harmonias e melodias, passavam vários e vários dias em consagração aos demônios. Isso é uma realidade e não tem como dizer que não é verdade. Conheço varias bandas que declaram abertamente que são do diabo e que suas musicas são inspirações demoníacas. Agora eu pergunto: se o diabo pode dar “boas musicas” para seus discípulos, Deus não pode fazer o mesmo, ou infinitamente melhor?
O grande e principal equivoco que os músicos cristãos cometem, diz respeito à consagração. Muitos músicos cristãos buscam inspiração em bandas seculares e isso é um absurdo. O pior, acham que colocando uma letra cristã bonita em uma harmonia inspirada em bandas seculares irão tocar vidas e salvar almas. Engano!
Queridos músicos cristãos, acordem! Nós servimos o Deus criador da música. Não precisamos beber em outra fonte para receber inspiração. Não adianta tocar muito (tecnicamente) e não tocar o coração de Deus. Deus não se deixa escarnecer! Veja bem, não estou dizendo que você não precisa estudar ou se aperfeiçoar, pelo contrario. Você deve estudar sim, mas acima disso você deve dedicar tempo para ouvir a Deus. Ninguém pode falar daquilo que não conhece, sendo assim, para falar de Deus você precisa conhecê-lo.
Fico triste quando vejo bandas e cantores, que se dizem cristãos, copiando descaradamente ou se inspirando em bandas seculares. Isso é inadmissível. Deus não está nesse negócio. Músicos, pastores, líderes, acordem!
Nós não precisamos ouvir música secular para ter “bagagem”. Não precisamos de qualquer outra inspiração que não venha de Deus. Esse negócio de precisar de inspiração secular é atalho usado por quem não quer dedicar tempo para ouvir a Deus e receber o melhor que Ele tem. O caminho curto está te conduzindo à perdição. Não dedique seu talento para servir ao mundo.
Muitos músicos abandonaram e estão abandonando as igrejas para tocar no mundo porque precisam se sustentar financeiramente. Isso é roubo do diabo. Músico, fique firme em Deus e Ele vai te honrar. Pastores, músico também é gente e precisa ter um salário.
Quero escrever mais sobre esse assunto aqui no site. A Igreja de Cristo tem sido roubada na musicalidade e poucos estão se importando com isso. Minha oração é para que o Senhor Deus abra os olhos dos músicos e pastores, assim como abriu os meus.

Por Renato Vargens
As redes sociais quando utilizadas da forma certa são bênçãos de Deus. Através delas conhecemos pessoas, fazemos amigos, e interagimos uns com os outros. No entanto, as redes sociais quando utilizadas de forma errada contribuem para o enburrecimento do individuo. Além disso as redes sociais nos fazem sair de guetos levando-nos a um mundo bem absolutamente diferente do nosso. Nessa perspectiva, jovens e adolecentes tem se deixado influenciar por conceitos extremamente antibíblicos onde o que importa não é a glória de Deus, mas sim a satisfação pessoal.Há pouco testemunhei tanto no twitter como no Facebook, jovens cristãos afirmando: “Eu quero tchu”Veja abaixo por favor a letra dessa famigerada canção:“Eu quero tchu, eu quero tchaEu quero tchu tcha tcha tchu tchu tchaTchu tcha tcha tchu tchu tcha (2x)Cheguei na balada, doidinho pra biritar,A galera tá no clima, todo mundo quer dançar,O Neymar me chamou, e disse “faz um tchu tcha tcha”,Perguntei o que é isso, ele disse ” vou te ensinar”.É uma dança sensual, em goiânia já pegou,Em minas explodiu, em Santos já bombou,No nordeste as mina faz, no verão vai pegar,Então faz o tchu tcha tcha, o Brasil inteiro vai cantar.
Com João Lucas e Marcelo,
Eu quero tchu, eu quero tchaEu quero tchu tcha tcha tchu tchu tchaTchu tcha tcha tchu tchu tcha (2x)
Cheguei na balada, doidinho pra biritar,A galera tá no clima, todo mundo quer dançar,Uma mina me chamou, e disse “faz um tchu tcha tcha”,Perguntei o que é isso, ela disse ” eu vou te ensinar”.É uma dança sensual, em Goiânia já pegou,Em Minas explodiu, em Tocantins já bombou,No nordeste as mina faz, no verão vai pegar,Então faz o tchu tcha tcha, o Brasil inteiro vai cantar.
Com João Lucas e Marcelo,
Eu quero tchu, eu quero tchaEu quero tchu tcha tcha tchu tchu tchaTchu tcha tcha tchu tchu tcha (2x)
Eu quero tchu, eu quero tchaEu quero tchu tcha tcha tchu tchu tchaTchu tcha tcha tchu tchu tcha (2x)”Caro leitor, será que foi isso mesmo que li?  Cheguei na balada doidinho para biritar? É uma dança sensual? Eu quero tchu eu quero tchá?Quando ouvi a canção acima fique profundamente preocupado com os rumos desta geração. Sou obrigado a confessar que tenho andado assustado com o incentivo à promiscuidade e sensualidade em nosso país. Compartilho também a minha aflição com o nível de devocionalidade e compromisso cristão de nossos jovens. Infelizmente, essa geração em nome de uma pseudoliberdade vem ao longo dos anos procurando compor no mesmo projeto de vida, Deus e imoralidade. E para piorar, em nome de uma espiritualidade barata, a graça de Deus tem sido relativizada em detrimento de uma vida promiscua e irresponsável.Do jeito que a coisa anda daqui a pouco ouviremos a versão gospel do Quero tchu eu quero tchá!Pois é, nossos jovens precisam URGENTEMENTE abrir os olhos. Isto porque, da mesma forma que não dá para misturar óleo e água no mesmo recipiente, não nos é possível, fazer parte da geração tchu, tchu, tchá tchá ou da geração dos comprometidos com Deus. Ou somos de Deus, e vivemos uma vida santa e separada por ele, ou não somos dele. Vale a pena dizer que na perspectiva do reino não existe possibilidade do meio termo.Amados, seguir a Jesus é o melhor e mais fascinante projeto de vida. Fazer parte da Santa geração é tudo de bom. Deixe pra lá os valores da geração adoecida espiritualmente e desfrute de momentos harmônicos, plenos e saudáveis na presença do Senhor.Soli Deo Gloria!Pr. Renato Vargens

a equipe precisa de estar com você em outros lugares extra ensaios na igreja:
Piqueniques
Leve-os para a sorveteria ecomprar-lhes 1 tigela de sorvete
Joguem vôlei juntos
2. Provavelmente há alguém em sua equipe que precisa dar um tempo do ministério. (para reforçar o seu crescimento erelacionamento pessoal com Senhor.)
11 dicas para líder e equipes de louvor3. Você é uma influência maior do que você provavelmente imagina. A equipe (especialmente os membros mais jovens) vai pegar e imitar suas atitudes e opiniões sobre a Igreja, sobre seus líderes, sobre outros ministérios, etc
4. Você pode ser um excelente recurso para sua equipe ajudando-os a crescer na fé. Dê a eles artigos para ler, recomende bons livros e deixe-os por dentro de seminários e retiros, etc
5. Sua equipe precisa rir! O riso é um bom remédio e aproxima as pessoas.
6. Crescimento é contagioso! Saliente e afirme o crescimento musical e espiritual que você vê em indivíduos da equipe. Outros vão ouvir e alguns vão seguir o mesmo caminho (aulas, comprarão melhores equipamentos, mergulharão mais fundo, haverá crescimento na oração, etc.)
7. Muitos de sua equipe podem estar prontos para ensinar e treinar outros. Promova a conexão entre os membros mais experientes com os novos baixistas, tecladistas, vocalistas etc. Ele pode fazer uma enorme diferença na vida dos jovens e das crianças bem como adultos.
8. Você provavelmente tem um futuro líder de louvor e adoração em sua equipe agora.
9. Um ou dois membros de sua equipe tem boas ideias sobre como ajudar a conduzir o ministério de louvor para o próximo nível (mas eles não irão compartilhar a se você não perguntar).
10. Não há substituto para o cuidado e incentivo. Tenha certeza que sua equipe sabe que você os valoriza e aprecia.
11. Seja totalmente transparente com sua equipe. Confesse suas falhas (que eles sabem de qualquer maneira!). Esta atitude irá estimular uma maior abertura e vulnerabilidade na equipe e vai criar oportunidades para um ministrar ao outro. Somente pelo Espírito.
Terry Butler é pastor, ministro de louvor e compositor da Vineyard Music.

30 Erros que o Ministro de Louvor Não Pode Cometer

30 Erros que o ministro de louvor não pode cometer:

1. Não se preparar musicalmente e espiritualmente para a ministração

  • Devemos nos apresentar como obreiros aprovados (II Tm 2:15).

A) Aspecto espiritual

  • É necessário oração e leitura bíblica diariamente. A base de todo ministério é a oração e meditação. O que se pode esperar de alguém que não medita e não ora? A.W.Tozer disse: “Nunca ouça um homem que não ouve a Deus”.
  • Um ministro que não ora e não medita, deixa de ser um homem de Deus para ser um profissional do púlpito.
  • Se desejamos ter um ministério mais ungido precisamos entender que o endereço da unção está no altar.

B) Aspecto musical

  • É preciso realizar ensaios para que haja entrosamento.
  • Tenha uma lista definida dos cânticos; quando forem novos, providencie cifras.
  • É necessária concentração total durante os ensaios, evitando distrações, brincadeiras e conversas paralelas.
  • Estar atento às orientações, arranjos, rítmica, andamento, métricas, etc.
  • Estude música. Muitas vezes a congregação “suporta” em amor a falta de técnica e afinação mínima dos que tocam e cantam.

2. Nunca preparar a ministração

  • Devemos ter habilidade para improvisar, porém, isso não deve ser a regra.
  • Quando o ministro não faz a “lição de casa” acaba ficando fácil perceber, não há seqüência coerente nos cânticos, há erros nos acordes e na seqüência da música cantada, não há expressão, há insegurança, etc.
  • Os que ministram de improviso, demonstram não levar a sério o lugar que ocupam na obra de Deus (Jr 48:10). O Espírito Santo não tem compromisso com ociosos, preguiçosos e displicentes.
  • Já avaliamos o preço que muitos pagam para estar no culto para participarem da adoração a Deus? Façamos o melhor para o Senhor!

3. Atrasar nos compromissos sem dar satisfação

  • O músico maduro tem conhecimento das suas responsabilidades e procura cumpri-las à risca. Portanto, seja responsável e chegue aos horários marcados! Se houver problemas ou dificuldades, comunique-se com sua liderança.
  • Quando não damos satisfação sobre nosso atraso estamos agindo com irresponsabilidade, e em outras palavras, estamos dizendo “isso não é importante pra mim!”.

4. Não aceitar as críticas

  • Quem não aceita críticas, acaba caindo na mediocridade e se torna um ministro sempre nivelado por baixo. As críticas servem para não deixar que caiamos no conformismo e paremos de crescer.
  • Devemos receber as críticas com um espírito humilde e disposto a aprender. Quem não é ensinável e não gosta de ser contrariado, não pode atuar em nenhum ministério na igreja.

5. Começar a ministração sem introdução e falar sobre verdades sem nenhuma demonstração de amor

  • Não seja “juiz” das pessoas.
  • Mostre a graça de Deus e o amor.
  • Não seja grosseiro e indelicado.
  • Seja amável e educado. A introdução pode determinar o sucesso de toda a ministração. Esse primeiro contato é “chave” para uma ministração abençoada e abençoadora.
  • Uma boa introdução cativa a atenção das pessoas, desarma as mentes e prepara o caminho para compreensão e recepção da ministração.
  • Uma boa ministração precisa ter um começo, meio e fim.
  • Não seja muito prolixo e cansativo na introdução. Deve ser o suficiente para abrir a porta das mentes a fim de que as pessoas recebam aquilo que Deus tem reservado para cada uma delas.

6. Utilizar o púlpito para desabafar

  • Uma mente cansada não produz com qualidade e o estresse pode levar a pessoa a falar o certo, mas no lugar errado. Púlpito não é lugar para desabafos, é lugar para profecia!
  • Tratemos a igreja do Senhor de forma respeitosa (I Pe 5:2-4).

7. Gritaria

  • Não confunda “gritaria” com unção, autoridade e poder. Muitos por não terem o equilíbrio e sensibilidade, tornam-se ministros irritantes, exagerados e em alguns casos, quase insuportáveis.

8. Quem fala deve respeitar a sensibilidade e boa vontade dos que ouvem (I Co 14:40).

  • Não é gritando que se alcança o coração das pessoas, mas sim, com unção, habilidade na comunicação e criatividade.
  • Há ministros que cantam e falam tão alto e agressivamente, que deixam a impressão de que estão irados com o público. Quem sabe usar de forma inteligente sua voz e os equipamentos de som disponíveis, com certeza alcançará grandes resultados.

9. Tocar, cantar ou dançar com outros ministros sem ser convidado

  • Se algum ministro de outra congregação for convidado para ministrar em sua igreja, não suba no púlpito para ministrar sem ter sido chamado e convidado. Isto é falta de educação. Não seja mal educado!
  • Muitos, por falta de educação e sensibilidade acabam atrapalhando a ministração daqueles ministros que foram convidados no culto.

10. Usar muitas ilustrações e dinâmicas durante a ministração

  • Muitos querem “pregar” durante o louvor. O exagero de histórias, testemunhos, dinâmicas e ilustrações durante os cânticos, comprometem a essência e o propósito da ministração. Ministre cantando! Flua!
  • Cuidado com manipulações! Não devemos tratar o público como “macacos de auditório”. Não peça para o público repetir frases feitas o tempo todo, gestos o tempo todo, além de se tornar algo cansativo, o ministro pode cair no ridículo diante do público.
  • Evite deixar “branco” entre um cântico e outro; para isso é indispensável desenvolver um bom entrosamento com os músicos, combinar sinais, etc.

11. Contar histórias ou piadas fora de hora

  • Algumas histórias ou piadas, nunca deveriam ser contadas no púlpito da igreja. Não vulgarize o púlpito. Muitos querendo ser descontraídos acabam se tornando desagradáveis, fazendo colocações em momentos inapropriados, e por vezes dizem coisas com duplo sentido.
  • Púlpito é lugar de profecia e não palco para piadas. Fomos chamados para ser profetas e não humoristas.

12. Ministrar o tempo todo com os olhos fechados ou olhar só para uma direção

  • É importante olhar para as pessoas. Os olhos têm um poder impressionante de captar e transmitir mensagens não verbais.
  • É importante transmitir amor, alegria e paz através do nosso olhar. Através de um olhar podemos abençoar as pessoas. Os que fecham os olhos ao ministrar, nunca vão saber avaliar seus ouvintes, lendo suas expressões faciais.
  • Para alcançar a atenção de todos, é necessário olhar em todas as direções. Olhar só para uma direção pode transparecer que as pessoas não são importantes, ou que não precisam participar daquele momento de ministração.
  • Estamos diante de Deus, mas também estamos diante do público. Estamos ministrando a Deus, mas também sendo instrumentos para abençoar a congregação.

13. Exagerar nos improvisos

  • A disciplina e a maturidade musical é algo que todo músico deve buscar. Precisamos entender que pausa também é música.
  • Acompanhar um cântico antes de tudo, é uma prática de humildade e sensibilidade. Nas igrejas, geralmente, os instrumentistas e cantores querem mostrar sua técnica na hora errada. O correto é usar poucas notas, não saturar a harmonia, inserir frases nos espaços melódicos apenas, e o baterista conduzir. Economize informações musicais!
  • Instrumental: Procure tocar o que o arranjo está pedindo, sem se exceder. Todo músico deve aprender a se “mixar” no grupo, aprender a ouvir os outros instrumentos, afinal, é um conjunto musical.
  • Vocal: Procure cantar a melodia, fazendo abertura de vozes e improvisando apenas em momentos específicos, criando assim, expectativa. Muitas vezes a congregação não consegue aprender a melodia da música por causa do excesso de improvisos dos dirigentes e cantores.
  • Avalie o que está tocando e entenda que o trabalho é em equipe, e não apresentação de seu CD solo.
  • Procure gravar as ministrações, para que seja feita uma avaliação e as correções necessárias.
  • Tocar e cantar de forma madura e eficiente requer disciplina, auto-análise e constante aprendizado.

14. Não ter expressão durante a ministração dos cânticos

  • Não seja um “alienígena” em cima do púlpito. Participe de todos os momentos!
  • A entonação da voz também é importante. Não combina, por exemplo, falar sobre alegria com uma entonação e um semblante triste e melancólico. Você pode contagiar o público através da sua expressão e entonação de voz.

15. Comunicação inadequada ao tipo de público

  • Ser sensível ao tipo de público que estamos ministrando e utilizar uma linguagem adequada. A dinâmica de um culto congregacional é diferente, por exemplo, de uma reunião de jovens, ou crianças, evangelismo, etc. Não trate um público maduro, por exemplo, utilizando uma linguagem de criança e vice-versa.
  • Cuidado com erros de português, vícios de palavras e gírias. Não precisa ser formal, seja natural, sempre observando o público que você está ministrando.

16. Vestimenta inadequada

  • Sua vestimenta deve ser coerente ao tipo de ambiente e reunião que você estará ministrando.
  • Cuidado com vestimenta inadequada, tipo roupa justa, cores chamativas, etc.
  • Esteja atento a sua aparência – cabelos penteados, dentes escovados, maquiagem leve, usar desodorante, perfume, etc. Lembre-se que o púlpito é uma vitrine. Quem está ministrando passa a ser alvo de observação em todos os sentidos.

17. Cantar cânticos com o qual não está familiarizado

  • Não conhece o cântico, não cante! Não sabe tocar o cântico, não toque!
  • Para ganhar confiança do auditório, é preciso demonstrar convicção e certeza sobre o que está ministrando. Conhecer bem e ter domínio do cântico ministrado, é imprescindível para que o ministro atinja seu objetivo.

18. Cantar fora da tessitura vocal

  • A escolha do tom de uma música depende do canto; este deve ser dentro da tessitura vocal e confortável para ela. Mesmo que o tom escolhido não seja o mais confortável para o instrumentista ele deve executá-lo. Na música onde há o canto, a ênfase é para a mensagem, portanto, não deve ser interferida por outros elementos.
  • Muitas músicas que ministramos na igreja não fluem como poderiam, por causa da escolha errada da tonalidade. Por vezes, o tom é muito alto e as pessoas não conseguem cantar.
  • O tom pode influenciar na sonoridade da música vocal com acompanhamento, bem como causar danos nas cordas vocais.

19. Elaborar um repertório inapropriado ao tipo de reunião

  • Elabore um repertório adequado ao tipo de reunião. Por exemplo: reunião de jovens, evangelismo, santa ceia, etc.; o repertório de um culto dominical é diferente de um lançamento de um CD, por exemplo.
  • Elabore uma seqüência lógica no repertório, ou seja, músicas de celebração, músicas de adoração, músicas de comunhão, etc. A ministração é como um “vôo de avião”, tem um destino.

20. Cantar muitas músicas num período curto de ministração

  • Elabore um repertório adequado ao tempo de duração do louvor (conferir com o pastor).
  • Dependendo do tempo dado a ministração, não será necessário uma lista extensa de músicas. Esteja atento à maneira como o louvor está transcorrendo e explore um determinado cântico quando perceber que está fluindo profeticamente.
  • Muitos exageram no tempo da ministração dos cânticos e passam do horário estipulado, atrapalhando assim, o andamento da reunião. Muitos não se importam se estão agradando ou não. Quando excedemos os limites, podemos cansar o auditório, não atingir os objetivos definidos e forçar a reunião a terminar fora do horário.

21. Ensinar muitas canções num período de ministração

  • Para que haja participação do público, procure ensinar durante a ministração, um ou dois cânticos. Procure repetí-los para que todos guardem bem a letra e melodia.
  • Quando se ensina muitas músicas num período de louvor, o público não consegue assimilar as canções, causando uma dispersão.

22. Cantar sempre as mesmas músicas nas ministrações

  • A Bíblia nos estimula a cantarmos um cântico novo (Sl 96:1). Porque cantar um cântico novo? Para cantar com o coração e não apenas com a mente. Cantar o mesmo cântico em todos os cultos pode se tornar cansativo e enfadonho, e as pessoas acabam cantando apenas com a mente.
  • Cometemos um grande erro quando nunca reciclamos o nosso repertório. Reciclar significa, “atualizar-se para obter melhores rendimentos”. Os ministros devem sempre estar atualizados, escutando boas músicas, consultando a internet, etc.

23. Cantar canções sem a direção do Espírito Santo

  • É o Senhor que sabe qual é o cântico certo para a hora certa.
  • Devemos tomar cuidado para não cantarmos cânticos que nos identificamos sem ouvirmos o Espírito Santo (I Co 14:8). Muitos só querem cantar cânticos que se identificam apenas atrapalhando assim, o fluir da reunião. Estejamos atentos e sensíveis a voz do Espírito Santo.

24. Não avaliar o conteúdo dos cânticos ministrados

  • Muitos estão ensinando canções para a igreja que estão na “moda”, mas que não possuem um conteúdo bíblico correto. Devemos avaliar biblicamente o que estamos ensinando e cantando dentro de nossas igrejas.
  • Cantemos cânticos teologicamente corretos
  • Cantemos a Palavra de Deus! A Bíblia é o “hinário” de Deus. Quem canta a Palavra de Deus, amanhã não vai precisar pedir desculpas pelo que ensinou.

25. Imitar outros ministros

  • Cada um de nós tem características diferentes. Deus nos fez assim! Deus quer nos usar do jeito que somos, com os dons, talentos e as características que Ele nos deu.
  • Muitos caem no ridículo quando imitam trejeitos, frases, modo de cantar de outros ministros, etc.
  • Cuidado com palavras da “moda”, tipo: “shekiná”, “nuvem de glória”, “trazer a arca”, “chuva”, “noiva”, “abraça-me”; ou então, expressões com duplo sentido, “quero deitar no seu colo”, “quero te beijar”, “quero ter um romance contigo”, “quando Deus penetrou em mim, eu fiquei feliz”, “Quero cavalgar contigo”, etc.
  • Não quero ser radical e dizer que há problemas em utilizar estas expressões. Porém devemos refletir o que temos cantado em nossas igrejas. Muitos cantam e compõem canções enfatizando essas expressões, muitas vezes sem saber o significado e sem nenhum propósito, fazem isso apenas por ser uma expressão do “momento”, ou para dar uma idéia de “intimidade” com Deus, tornando-se infelizes nas colocações das palavras, até mesmo com um duplo sentido. Cuidado, intimidade sem reverência vira desrespeito!
  • É verdade que Deus nos convida para sermos seus amigos, mas cabe a nós dar a glória devida ao Seu nome! Ele é nosso amigo, mas é nosso Deus! Não devemos tratar Deus como nosso “coleginha de escola”. Cuidado para que, em nome da “intimidade”, você não perca o respeito e temor a Deus. (Exemplo: A visão de Isaías no cap. 6 – “Ai de mim…”)

26. Deixar o auditório em pé por muito tempo

  • Não canse o povo! Ficar em pé 30 minutos é uma coisa, e outra coisa é ficar em pé 50 minutos. Esteja sensível ao ambiente.
  • Um público jovem consegue permanecer em pé por mais tempo, mas um público mais velho acaba se cansando mais rápido. Não há nenhum problema em adorarmos a Deus sentado.

27. Deixar de participar de outros momentos do culto

  • Muitos músicos são irresponsáveis e acabam comprometendo o andamento do culto. Participam apenas do momento dos cânticos, mas logo após saem do culto para fazerem outras coisas: conversar com amigos, comer, namorar, etc.
  • Temos uma grande responsabilidade do culto que está em nossas mãos, por isso não podemos nos dar ao luxo de termos atitudes egoístas, infantis e irresponsáveis (I Co 3:1-2). Lembre-se: somos ministros de Deus!

28. Não ter um mínimo preparo para atuar na equipe de som

  • É importante estudar e conhecer os equipamentos de som para poder utilizá-los da melhor maneira, evitando também danos nos equipamentos por causa do seu uso inadequado. Existem muitos “curiosos” atuando nesta área.
  • Cuidado com o volume dos instrumentos para não saturar o ambiente e provocar incômodo aos ouvintes.
  • Lembre-se que o volume das vozes deve ser maior em relação aos instrumentos para que as pessoas entendam o que está sendo falado ou cantado.
  • Sua participação no culto é fundamental. Fique atento! Não fique “viajando”. Concentração total!
  • Seja amável e educado quando as pessoas vierem te falar ou orientar algo relacionado ao som.
  • Não atrapalhe a ministração. Quando surgir algum problema, seja discreto para poder solucioná-lo.
  • Depois de mixado os volumes, não há mais necessidade de ficar mexendo na mesa de som. Portanto, não mexa, pois isso atrapalha o bom andamento da ministração.
  • Cuide dos equipamentos e seja zeloso pelas coisas de Deus.

29. Não ter um mínimo preparo para atuar na equipe de dança

  • Muitos são bem intencionados, mas não possuem o preparo suficiente para dançar.
  • Expressão: é importante a expressão facial e corporal, e deve ser condizente com a música que está sendo ministrada.
  • Roupas: é importante ser prudente e discreto para que não venha causar polêmica e escândalo dentro da igreja. Tomar cuidado para não tornar a dança algo sensual.
  • Técnica e estilo: Todos devem conhecer os vários estilos (balé, street dance, etc), lembrando que cada estilo deve ser coerente ao tipo de música. O sincronismo entre o grupo é um fator muito importante.

30. Atuar no ministério por obrigação e sem alegria

  • Quando realizamos a obra de Deus por obrigação não há alegria, mas se torna peso. Você gosta quando alguém vai fazer algo para você por obrigação? Será que Deus gosta quando vamos serví-lo por obrigação? Com certeza, isso não agrada a Deus.
  • Se a obra do Senhor tem sido um fardo para nós ou estamos realizando o serviço por obrigação, então é melhor deixarmos o ministério.
  • O nosso serviço deve ser com alegria – “Servi ao Senhor com alegria…” (Sl 100:2).
  • Valorize o ministério! Valorize esse instrumento poderoso para a edificação da igreja e veículo de evangelização. Você foi escolhido por Deus, portanto, leve a sério o ministério!
“Filhos meus, não sejais negligentes, pois o Senhor vos escolheu para estardes diante dele para o servirdes, para serdes seus ministros e queimardes incenso.”  II Cr 29:11

*Escrito pelo ministro de louvor Ronaldo Bezerra para ministros de louvor, dança e também técnicos de som.

1. Aplique cera líquida (aquela de assoalho) na ponta com uma escova de dentes velha. Aplique somente na parte externa da sapatilha, e somente onde a dureza é desejada. Encha a caixa com jornal, e coloque as fitas dentro da sapatilha. Coloque-a em um forno frio e asse aos 250 graus por 3 minutos. Desligue o forno e deixe as sapatilhas lá dentro durante toda a noite.2. Abra um espaço entre as palmilhas de reforço, espalhe a cola uniformemete para evitar protuberâncias na sola , deixe secar por 1 ou 2 dias , ou então até a sapatilha perder o cheiro da cola . Para algumas bailarinas este truque pode durar até três meses.
3. Vá até um sapateiro de confiança e peça para que ele encha sua sapatilha de "tachinhas" , peça para que ele distribua uniformemente e para que tenha cuidado para não machucar seu pé . Ele não deve lhe cobrar mais de R$ 5,00 , que já é um preço alto .4. Este truque não é para remediar , e sim para prevenir , com este segredinho , suas sapatilhas demorarão mais para quebrar . Quebre a sapatilha (pode ser na porta , na cadeira , onde der )na altura de uns três dedos contados a partir do calcanhar.5. Este truque ajuda a quem tem muito peito de pé . Para este truque você vai precisar de um elástico grosso (cerca de dois dedos de largura ) da cor da sapatilha , linha e agulha . Costure o elástico na abertura inicial da gaspe , cavidade próxima dos dedos , assim vai segurar o seu peito de pé , você não fará tanta força , logo , quebrará mais devagar a sapatilha.6. Se as sapatilhas de pontas que você está usando estiverem ótimas no seu pé mas um pouco moles nas ponteiras, coloque um pouco de verniz dentro da ponteira e movimente-a para que ele fique bem espalhado. Encontre algum lugar para que elas possam secar em pé apoiadas em alguma coisa durante 24 horas.

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domingo, 30 de junho de 2013

PARA VER AS FOTOS MAIOR, CLIQUE SOBRE A FOTO E AGUARDE ELA ABRIR, DEPOIS SALVE E VOLTE PARA SALVAR AS OUTRAS.
ATENÇÃO:Cada alongamento deve ser feito pelo menos oito segundos de cada exercício, se não não tem efeito.



          

   A Importancia da flexibilidade
              

 A flexibilidade é de suma importância na realização de determinados gestos desportivos e movimentos que de outra forma, seriam impossíveis de serem realizados sem essa capacidade física. Ela aumenta a eficiência mecânica dos movimentos, fazendo com que o atleta tenha um desperdício menor de energia na execução de suas atividades, além de auxiliar na profilaxia de lesões e dos vícios posturais, reduzir as tensões musculares e auxiliar na melhoria da contratilidade muscular.
Ou seja se vc quer ter flexibilidade, para seus movimentos ficarem mais soltos, mais bonitos, o segredo é ALONGAR!!!



 Exercícios de Flexibilidade

1. Sempre prenda o cabelo para seus ensaios. O cabelo solto atrapalha o desempenho.
2. No ensaio você deve se esquecer de tudo e prestar bastante atenção à dança. Deixe o relógio em casa. Ficar olhando para o relógio toda hora é tão desconfortável! É preferível também que não use cordão ou brincos, pois eles em certos momentos atrapalham a concentração.
3. O vestuário básico para o ensaio é uma calça e uma camiseta de tecido maleável para facilitar os movimentos. Use uma sapatinha ou um tênis confortável, pois facilita o movimento dos pés alem de evitar que você os machuque.
4. Procure não se atrasar para  chegar ao ensaio, pois você pode perder alguns exercícios de alongamento, o que não é bom.
5. Se na hora que você chegar estiverem dançando alguma música espere até o final dela para começar a ensaiar. Assim você se alonga um pouco e não atrapalha quem está dançando.
6. Converse o mínimo necessário enquanto estiver sendo passada uma coreografia.  Mas também dê sua opinião quando achar necessário, aliás, você faz parte do grupo.
7. Fique bem atenta às correções das suas colegas, mesmo que não seja com você. Além de ser interessante ficar por dentro de tudo, você pode acabar percebendo que está cometendo o mesmo erro da outra pessoa.
8. Sempre procure ir além do que você foi no ensaio passado. Não se conforme com o que já conseguiu, queira sempre fazer o melhor para Deus. Se não consegue, Deus te capacita. Em algum tempo você verá que progrediu naquilo que você se empenhou.
9. E uma coisa muito importante... Ao dançar,mesmo no ensaio adore à Deus, louve à Ele e seja usado por Ele. Lembre-se: dance não apenas PARA Deus, mas dance COM Deus! 
10. Não se esqueça da expressão, pois as vezes por estar no ensaio você acha que não precisa estar expressiva, mais lembre-se mesmo no ensaio você está adorando a Deus. Nunca pense "aqui é o ensaio, na hora da apresentação eu me expresso".

E que Deus venha estar guiando seus passos, os direcionando e lhes trazendo segurança!


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A maquiagem é necessária realçar seus traços. Tem que haver uma harmonia entre a maquiagem e o figurino. A maquiagem não pode estar em excesso, pois, no ministério de dança, temos que ter discernimento da quantidade de maquiagem usada, para nao ficar exagerado. Deve existir um padrão para todas as dançarinas para que haja harmonia.
 
Maquiagem para O ALTAR
    A distância entre a platéia e o palco geralmente prejudica a visao de nossas expressoes faciais. Numa apresentaçao de dança, a expressao é importantíssima, como forma de "passar" qualquer sentimento ao espectador. A maquiagem de palco existe para isso e também para outros casos, quando pode chegar até a fazer parte do figurino (vestimentas). Por isso, damos aqui algumas dicas de como fazer uma maquiagem básica, mas que dará um excelente resultado.

    É importante, além de aprender, utilizar material de qualidade. A intençao da maquiagem de palco é abrir os olhos e realçar a expressao. Por isso, para cada tipo de olho (puxado, amendoado, redondo e caído) existe uma maquiagem ideal. Procure saber a forma mais adequada de fazer a sua maquiagem. E lembre-se que a prática irá aperfeiçoar sua maquiagem!

 
*Espalhe a base no seu rosto, o melhor é usar um pincel para fazer isso, passando também no pescoço e colo para não ficar com cores diferentes. (escolha a base do tom da sua pele)
 
*Contorne os seus olhos com lápis ou delineador pelo lado de fora da pálpebra, fazendo um traço que não se encontrar com o traço de baixo do lado de dentro. Mas no canto do olho alongue um pouquinho para ficar um pouco puxadinho.
 
*A sombra de cor mais forte você deve passar logo acima da pálpebra, usando um pincel de dentro para fora. E a sombra mais clara acima dessa, para dar mais luminosidade e levantar o olhar.
 
*Passar o rímel, que é obrigatório, nos cílios de cima e debaixo. Ou se preferir colocar cílios postiços.
 
*Passar o blush na direção diagonal boca-alto da orelha. Para facilitar faça um biquinho com a boca e onde fizer uma fenda na bochecha você passa o blush. De dentro para fora.
 
*Se você tiver a sobrancelha rala ou curta, com lápis marrom aumente-a alongando um pouquinho, mas nunca para baixo senão fica com cara de triste.
 
*O batom também é fundamental. Cores como marrom e vinho podem deixar a sua boca preta no palco por causa da iluminação, prefira o vermelho vivo ou rosa.
 
Para a sua maquiagem durar mais:
 
*Você deve limpar sua pele, tonificar e hidratar.
 
*Uma dica para a maquiagem dura mais é passar soro fisiológico na pele.
 
*Para quem tem a pele oleosa o melhor é usar maquiagem sem óleo (oil-free). E as pessoas eu tem pele seca é melhor usar produtos com hidratante.
 
 
*Para disfarçar a olheiras você deve usar um corretivo mais claro que o tom da sua pele.
*Se os lábios forem fino demais, você pode desenhar uma linha em volta deles com um lápis de boca e preencher o espaço com batom.
 
*Para o batom durar mais tempo na boca, passe uma vez e retire o excesso com um papel. Depois passe o batom novamente, você vai perceber a melhor fixação do batom.
   


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