sábado, 3 de agosto de 2013

MINISTÉRIO DE DANÇA INFANTIL

Muitas pessoas me perguntam sobre como trabalhar com crianças, como ensinar a dança para elas e a palavra de Deus ao mesmo tempo, quantas horas de ensaio, quais músicas, etc. Então em razão a tantas perguntas resolvi usar desse espaço para compartilhar um pouquinho daquilo que temos desenvolvido em nossa igreja. Que você possa ser abençoado e produzir grandes sementes na vida de nossas crianças.

"Deixai vir a mim todos os pequeninos, não s embaraceis, porque dos tais é o Reino dos Céus" Mc 10:14
1) O que é um ministério de dança Infantil?
O ministério infantil visa levar a criança a desenvolver uma habilidade artística, tendo como inspiração o reino de Deus e à sua palavra. Busca ensinar a criança os caminhos do Senhor e aplicá-los na sua vida.
" Dançar para um Deus que move todo o nosso ser, que transforma o nosso caráter, forjando em nós, excelência, obediência, unidade, santidade, integridade, soberania e postura cristã frente à sociedade"

2) Nosso maior exemplo: JESUS
Através das artes o caráter de Jesus pode ser gerado em cada um, a dança é uma grande arma de evangelização para crianças, como também um alicerce, pois a partir desse grupo elas vão começar a dar os seus primeiros passos na fé, colocando em prática os ensinos do Mestre.
Atitudes de Jesus durante os encontros com as crianças:
• Jesus respeitava as crianças (Mt 18:10 ao 14)
• Jesus se identificou com as crianças (Mc 9:37)
• Jesus passou tempo com as crianças (Mc 10:14)
• Ele as abençoou (Mc 10:16)
• Ele as curou (Mc 5: 35 ao 43)
• Jesus recebeu com agrado os louvores das crianças, afirmando serem valiosos aos olhos de Deus (Mt. 21: 15 ao 16)
• Jesus elogiou a fé simples das crianças e aconselhou os adultos a imitarem (Mt. 18:3 ao 4)
• Ele quer que compartilhemos as Suas Boas Novas com elas (Mc 16:15)

3) Objetivo: Crianças firmadas em Deus
• Levar as crianças ao crescimento espiritual.
• Trabalhar nas crianças o amor à Deus e o amor por vidas.
• Que a visão de Reino desça aos corações de cada criança.
• Incentivar nos devocionais diários.
• Aumentar o grupo, convidando novas crianças.
• Confeccionar figurinos para as ministrações.
• Firmar o grupo para ministrar dentro e fora da igreja.
• Buscar juntamente com as crianças estratégias de evangelismo.
• Inovar nas coreografias e figurinos.
• Preparação técnica, através das aulas de ballet e mix.

4) O papel de um bom líder
Bom líder é aquele capacitado para ministrar diretamente às crianças, acolhendo, ensinando, discipulando, exortando, e utilizando a dança como instrumento para tudo isso.
"... a ordem se mantém com um líder sábio e sensato" Pv 28.2
Liderança é influência. O líder é a pessoa para quem todos ficam olhando a fim de averiguar o que ele pensa. Cada vez que influenciamos outra pessoa estamos assumindo a liderança.
Você é um bom influenciador? Alguém está seguindo você?
O líder :
• Tem uma mensagem digna de ser lembrada – Hb 13:7
Você fala de tal maneira que deixa marcas no coração?
• Tem um estilo de vida digno de consideração
Você é exemplo no agir?
• Tem uma fé digna de ser imitada
O que Deus quer dizer ao mundo por meio da sua vida.
"Hoje elas são crianças, mas amanhã serão pastores, evangelistas, mestre, profetas e apóstolos, homens e mulheres de Deus, cabe a nós fazer um bom trabalho na vida de cada criança"
"O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos á vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder e as maravilhas que fez." Sl 78:3-4

5) Princípios bíblicos importantes para o ensino com crianças
• Princípio de caráter – Caráter exprime uma marca. A marca de Cristo ministrada ao coração do aluno envolve trabalho e dedicação de todos aqueles que fazem parte do processo de educação, como escola, família, igreja e a própria criança, para que possa transformar ações de conduta que glorifique a Deus.
O desejo de Deus de formar a imagem e natureza de Jesus no coração do cristão.
• Princípio da mordomia – A criança é ensinada a cuidar de tudo que é seu, e também daquilo que não é. Como bons mordomos, sabemos que devemos ter sabedoria para administrar tudo o que nos foi confiado.
• Princípio de autogoverno – A criança é levada a compreende que deve saber exercer controle sobre suas atitudes, ter o domínio próprio e saber governar sobre todas as coisas.
• Princípio de semear e colher envolve obediência – A criança compreende a lei da semeadura e da colheita, o que implica na causa e o efeito das nossas escolhas. Quando alguém semeia algo, seja bom ou ruim, há um retorno desta ação. Colhemos daquilo que semeamos, esta é a maneira de Deus para plantar e colher a verdade.
• Princípio de soberania – A criança é levada a conhecer a Deus como soberano, a fonte de força para todas as coisas, e compreendendo isto conseguiremos superar as dificuldades da vida.
• Princípio da individualidade – A criança aprende que temos uma identidade distinta, única. Assim somos, diferentes uns dos outros, cada um com suas próprias características e peculiaridades e assim devemos respeitar e amar uns aos outros.
• Princípio da união – Ensinar a criança a compartilhar, bem como viver em harmonia com os outros.

6) Estruturando o ministério com crianças
Organizar a equipe por idades:
É importante identificar que crianças em idades diferentes, possuem um desenvolvimento diferente, por exemplo, uma criança de 05 anos não possui o mesmo ritmo que uma de 10.
Criando um grupo para babys:
Babys, um nome de gupo normalmente dado para crianças de 03 a 06 anos de idade com interesse na área da dança. O grupo constitui de um ensaio, uma vez por semana, com carga horária de 45 minutos ou uma hora, onde a criança irá ter seus primeiro contatos com a dança, desenvolvendo a lateralidade, expressão corporal, equilíbrio, coordenação, noção de espaço, socialização, disciplina e criatividade. É importante lembrar que tudo (dança,música,brincadeira...) deve ser voltado para a idade deles.
É um tempo importante de ministrar a palavra de Deus, utilizando a dança como instrumento de ensino. Por exemplo a música "O barquinho" criar uma coreografia dessa música e também já ensinar a história de Jesus e os pescadores.
O professor dessa faixa etária, entra no mundo da criança, passa de adulto para super-herói, de professora para princesa. Se você, educador, não está disposto a isso, eu não indicaria trabalhar com essa idade, pois a criança tem prazer em aprendre com a brincadeira e a imaginação.
O ensaio pode ser dividido em:
a) Rodinha: onde você faz um aquecimento.
b) Coreografia: onde você trabalha a criação de uma dança
c) Brincadeira e diversão: buscar criar brincadeiras que trabalhem com o movimento e o corpo. Ex: Estátua dançante, imitar animais....
Criando um grupo Kids: De 07 a 12 anos
Ensaio fixo:
Buscar pelo menos ter um ensaio fixo uma vez por semana, isso irá proporcionar um maior crescimento da equipe, gerando um estímulo na criança e também desenvolvendo a responsabilidade, lembrando que, em algumas ocasiões esse será o único momento que a criança terá contato com a palavra de Deus.
Período de devocional:
O período de devocional é um tempo muito precioso, separado por uma conversa diária com Deus, através da oração e leitura da palavra.
• Cada criança com o seu caderno especial para devocional
• Guie a criança na sua leitura bíblica
• Ao estabelecer o devocional, observe se a crianças já tem idade suficiente para realizar.
Coreografias:
Tenha o hábito de fazer um aquecimento antes de começar a ensaiar, para prevenir acidentes.
Criar uma coreografia de acordo com a idade das crianças, cuidando com a letra da musica, tema gerador, para que se encaixe com o perfil das crianças. Invista nas suas crianças não duvide da capacidade que cada uma tem. Lembre-se você não tem o direito de desistir de ninguém!
Não esqueça que são CRIANÇAS e precisam brincar se divertir, coisas da idade delas, mas em nenhum momento esquecer-se do real sentido da dança.

7) Palavras finais:
Acreditamos que Deus deseja usar tremendamente a vida dos nossos pequeninhos, uma geração (pequena só no tamanho) usada como instrumento de adoração e pregação do evangelho.
Nosso maior desejo e esperança é que Deus amplie a visão e coloque no coração do Seu povo uma preocupação pelas crianças do nosso país. Devemos fazer como diz Jeremias: "Levanta-te, clama de noite... pela vida de teus filhinhos, que desfalecem de fome a entrada de todas as ruas" (Lm 2:19)
Estudo realizado por Thaise do Prado e Tainara Vargas.

Fontes de pesquisa:
ALMEIDA, revista e atualizada. Bíblia de recursos para o ministério com crianças. São Paulo. Hagnos,2003
Educação por princípios bíblicos http://www.aecep.org.br
WARREN, Rick. Liderança com propósitos. São Paulo, editora Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Know us

Our Team

Video of the Day

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *