Uma coisa que vejo muito hoje nos grupos de dança. É que muitos dos lideres tem confundido a diferença entre perfeição e ultrapassar os limites dos liderados. Primeira coisa que nós precisamos entender que nem todos são iguais a você terá pessoas no seu grupo que vai aguentar um ensaio de 2 horas outros de 1 hora e assim vai. O que você tem que fazer é saber como você explorará o limite de cada um de uma forme que não prejudique ninguém nem o grupo. Primeiro eu acredite que um ensaio de 2 horas seja o limite máximo que você pode dar para seus liderados, sendo que nessas 2 horas tenha pausa para água e descanso. Você tem que saber dividir o seu ensaio de uma maneira que não fique cansativo.
O que eu vejo também é muitas pessoas que ficam mais de 4 horas ensaiando no dia da apresentação. Isso é um risco muito grande. Primeiro causa confusão na mente dos dançarinos assim eles podem errar muito mais na hora da ministração. Isso também pode gerar o desgaste físico nos dançarinos e eles podem não dar o melhor de si na hora, pois estão cansados. Um dia antes faça um ensaio leve e no dia faça apenas uma passagem da musica. Caso seja em um espaço diferente do ensaio que vocês acostumem com o espaço. Somente isso, nada de ensaio exagerados.
Algo que você pode fazer também é sempre está ensaiando musicas novas mesmo que não tenha um evento especifico. Para que caso apareça algo umas 2 semanas em cima da hora você tenha que montar e ensaiar em 2 semanas uma musica. Isso faz com que vocês tenham que ensaiar muito para que dê certo e causa o desgaste. Você ensaiando um mês antes você tem tempo para ensaiar com calma sem ter que estender os ensaios. E quando aparecer algo em cima da hora você já tem uma carta na manga e não precisa de correria.
Respeite os limites individuais dos seus liderados. Às vezes tem um liderado seu doente, ou cansado e não está aguetando ensaiar você tem que saber lidar com ele. Dando há ele tempo para descanso ou liberando ele mais sedo. O que eu vejo é lideres falando: “há ele ta cansado porque trabalhou muito, ele está trocando trabalho por Deus”. Você está errado. O grupo de dança que você faz parte não representa Deus se alguém não faz parte do seu grupo não quer dizer que ela não é de Deus.
Muita das vezes a pessoa precisa trabalhar para se sustentar. Então saiba como lidar com emprego e grupo. Nem sempre seu liderado está deixando o grupo pelo emprego às vezes ele está cansado. Respeite os seus limites, mas confronte-o se ele foi liberado mais sedo depois ele tem que correr atrás do que ele perdeu. Você o ajuda e ele retribui.
Você respeito os limites do seu liderado liberou ele mais sedo, e ele não correu atrás do que perdeu é problema dele a sua parte você fez. Ele que vai ficar perdido na musica e correrá o risco de não ministrar.Na parte do respeito tem que vim tanto do líder quando do liderado. Não depende só do líder. Mais o líder que cria um ambiente amigável com seu liderado tudo funciona muito bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário